Sejam bem vindos!!!

Esse blog está sendo criado com muito carinho, aqui irei descrever o passo a passo da construção do meu futuro lar, coisitas casamentícias e mais alguns assuntinhos que surgir...







sexta-feira, 30 de julho de 2010

Como escolher o piso ideal para cada ambiente

São tantas variedades que ficamos totalmente perdidas... Mas antes de escolhermos devemos ter em mente que tipo de casa queremos, aconchegante, glamourosa, fria, quente e por aí vai...


No mercado existem estilos para todos os gostos e bolsos. Abaixo relacionei algumas opções de materiais.

Cerâmica

Essa opção é ideal para quem não quer se preocupar com a colocação e manutenção do piso. Além de ser fácil de limpar, a cerâmica pode ser usada em qualquer ambiente, principalmente no banheiro e na cozinha. Se o material que você escolher for mais resistente (PEI IV ou V), poderá ser usado também nos pisos de garagens. Se preferir colocá-los no quarto ou na sala é aconselhável usar tapetes, por ser frios e duros. A cerâmica oferece as opções esmaltadas, naturais e porcelanato. Os preços de um piso deste material variam muito.



Madeira

Este tipo de material é aconselhável em quartos e salas. As opções são tábuas corridas, laminados tacos e parquês. Os arquitetos recomendam não utilizá-lo em áreas molhadas e em salas de sítios, pois com sujeira de terra são difíceis de mantê-los limpos.



Laminado

A diferença entre a madeira e o laminado está na composição. Enquanto no primeiro o carpete é feito de várias lâminas de madeira natural compensada, o piso laminado é artificial: seu miolo é de aglomerado (pedacinhos de madeira). Apesar disso, ambos são instalados da mesma maneira.



Taco e Parquê

A diferença entre um e outro está na espessura: o taco tem 2 cm e o parquê, 1 cm. Os dois podem ser colados sobre uma base de cimento ou madeira desde que esteja firme e seca. Uma das vantagens desses pisos é a liberdade na colocação, possibilitando variar desenhos e tons. A aplicação do verniz adequado garante um bom resultado.



Assoalho de tábua corrida

Clássico, o piso de madeira feito com réguas encaixadas admite várias opções de comprimento e largura, com espessura geralmente de 2 cm. As tábuas podem ser presas diretamente no chão. Neste caso, pode acrescer até 5 cm à altura do piso.



Pedras

Os mármores e granitos polidos flameados ou brutos ainda são muito usados. Eles têm em comum a resistência, a durabilidade e a fácil manutenção. Apesar de serem mais bonitos que os granitos, os mármores são menos resistentes e suscetíveis à manchas e ao desgaste. As pedras são recomendadas para áreas internas, como salas, halls e demais ambientes sociais. Para cozinhas e áreas externas prefira os granitos por serem mais duros e resistentes a substâncias químicas.



Muito Importante:


Quando for comprar piso para sua casa, use a tabela baseada no índice PEI(Porcelain Enamel Institute ) , que caracteriza o revestimento cerâmico, de acordo com a resistência ao desgaste que o material suporta, sem ter seu aspecto visual danificado. O PEI varia de um a cinco. Quanto maior o número, mais resistente e adequado às áreas de maior circulação. Abaixo está uma relação de orientação com o grau de resistência do piso e do local onde é apropriado usá-lo.

A classificação P.E.I. é numérica e vai de 1 a 5:

PEI 1- Indica um esmalte frágil, geralmente encontrado em azulejos, não aceitando nenhum tipo de atrito. Ideal para aplicação em paredes ou em locais com praticamente nenhum tráfego, como pequenos quartos onde usa-se chinelos, por exemplo.

PEI 2 - Os pisos e revestimentos com esta classificação são ideais para aplicação em paredes ou em locais com pouquíssimo tráfego, como pequenos quartos onde usa-se chinelos, por exemplo.

PEI 3 - Este é o tipo mais usado em residências, por suportar pequeno tráfego. Pode ser colocado em praticamente todos os cômodos da casa, como quartos, sala, cozinha e banheiros.

PEI 4 - Com um esmalte mais resistente, os pisos com esta classificação são ideais para corredores de maior tráfego, entradas, áreas externas e garagens cobertas ou não.

PEI 5 - Nesta classificação estão os pisos com o esmalte mais resistente, perfeito para o alto tráfego de pessoas, como lojas, restaurantes, lanchonetes, escritórios, consultórios ou até mesmo shoppings e pequeno tráfego de veículos.



PEI x Qualidade do piso

A classificação PEI refere-se apenas a qualidade do esmalte do piso e não a resistência da peça em si. Para ser mais prático, um piso PEI 5 é mais resistente a riscos com pedras ou arrastar de objetos pesados do que um PEI 3, por exemplo; mas isto não quer dizer que o PEI 5 suporta um peso de um caminhão. A resistência a peso implica em outros fatores, como a qualidade da cerâmica, forma e materiais usados no assentamento, qualidade da base do piso, entre outros.


Se o PEI 5 é o melhor, porque comprar um piso de PEI inferior?

Os pisos PEI 5 são normalmente projetados especialmente para uso externo e possuem algumas características típicas destas aplicações, como superfície anti-derrapante, grandes dimensões (40 x 40cm ou mais), maior resistência a peso e outros. Isso torna os pisos PEI 5 não muito adequados para uso residencial, salvo áreas como quintais e garagens. Outro fator a ser considerado é seu preço mais elevado, em vista das suas qualidades.





conteúdo do site http://www.jornaldacidade.net/ e do site http://www.casasaopedro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário