Sejam bem vindos!!!

Esse blog está sendo criado com muito carinho, aqui irei descrever o passo a passo da construção do meu futuro lar, coisitas casamentícias e mais alguns assuntinhos que surgir...







quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cozinha e suas disposições!!

Existem várias possibilidades em soluções para cozinhas, mas a experiência em erros e acertos nos aproximam de algumas opções que podemos considerar uma grande chance de sucesso.


Para acertar na distribuição da cozinha, o layout deve formar um triângulo imaginário entre pia, fogão e geladeira, concentrando a área de trabalho de forma a respeitar a circulação.


Mesmo respeitando esse conceito de triângulo, são muitos os formatos de cozinha resultantes dos projetos arquitetônicos.


Cozinha Pullman. Nesta cozinha, os utensílios são distribuídos em uma única parede, limitando a circulação em uma linha paralela ao foco de trabalho: fogão, geladeira e cuba. E é necessária uma circulação mínima com 1m de largura.




Cozinha Galeria. Nesta opção, os utensílios são distribuídos em duas paredes formando um corredor em que as soluções possíveis mantêm uma circulação prática, criando um desenho triangular, em que cada ponta indica um utensílio em uso. Nesta situação, uma circulação mínima seria de 1,10 a 1,20m.


Cozinha em “L”. Uma boa idéia é a pia no lado menor do balcão e concentrar a área de cozimento e preparo no lado maior. Boa resposta para pequenos espaços.


Cozinha de canto. Facilita o acesso das áreas de trabalho e forma um triângulo perfeito de circulação.


Cozinha em “U”. Quando há espaço disponível que possibilite soluções mais confortáveis, esta é ótima. A triangulação da circulação continua presente e ainda mais eficiente, já que há áreas de apoio para todas as etapas de trabalho.


Um exemplo definiria o local da pia como central, com áreas de trabalhos em ambas as laterais, estando o fogão e a geladeira, um de cada lado do “U”.



Cozinha com ilha. Se o espaço não é problema, uma ilha em que se une a atividade de cozinhar ao de refeição, pode fazer da cozinha definitivamente um local de descontração e lazer, principalmente se há boa ventilação. Porém, as relações de uso devem ser bem estudadas para que não haja deficiência quanto à praticidade nas atividades entre fogão e cuba.


Cozinha península. Muitas vezes, o bom aproveitamento do espaço permite soluções interessantes e práticas, como a península, por exemplo. Em algumas ocasiões, a disposição da planta apresenta uma boa dimensão, mas em formato que impossibilita a circulação ideal para uma ilha e aí, a península é boa resposta. Em outros, uma cozinha enxuta e bem planejada, também pode resultar nesta solução.


Cozinha Americana. Essa solução economiza tempo, energia e recupera um espaço importante da casa, transformando o espaço convencional da cozinha em uma sala de jantar simples, bem decorada e acolhedora que evita grandes deslocamentos e otimiza o uso dos espaços. Com os apartamentos cada vez menores, a cozinha integrada é show. No entanto, ela deve estar em concordância com os hábitos de quem vai usá-la, com sua disponibilidade em investir em certos utensílios como uma coifa ou depurador e da facilidade de manutenção e limpeza exigidas ou não.


Cozinha em loft. Neste caso, quase todos os ambientes se comunicam de forma integrada. Podemos usar alguns artifícios para separá-los visualmente, como alteração de pisos e revestimentos ou até, mantê-los iguais para ampliar a área. Mas, na medida do possível, devem ser respeitadas as regras básicas de circulação, preparo, armazenamento e cozimento dos alimentos.


Algumas dicas:



- Não planeje armários de difícil acesso. Prateleiras fora do alcance são sinônimos de desconforto. Fique atento às medidas aconselhadas.

- Os armários superiores devem sempre ser menos profundos que os inferiores. A medida ideal é de 0,35m.

- Para evitar o contato direto, entre o fogão e a pia o ideal é ter no mínimo 0,50 m de distância.

- O fogão precisa ter suas laterais longe das paredes, pelo menos 0,30 m, para o manuseio confortável das panelas.

- Evite a colocação do fogão embaixo de janela, pois impossibilita instalar uma coifa e faz com que a própria janela engordure sempre.

- Para facilitar a exaustão e evitar acidentes, a coifa deve ficar instalada a 1,70 m do chão.

- Se você vai construir, é importante prever uma janela em cima da bancada da pia.

- Para a altura do brasileiro, o ideal é que a bancada da pia fique entre 0,85 a 0,93 m de altura.

- Não se esqueça de planejar as tomadas. As da geladeira e das bancadas devem ser altas, geralmente à 1,15 m ou 1,20 m do piso. Já as tomadas para fogão, máquina de lavar louças e triturador, costumam ficar a cerca de 0,50 m acima do chão.

- O rodapé recuado com altura de 0,15 à 0,20 m, facilita a limpeza.





conteúdo do site http://rocelirapiniarqdecor.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário